|
vista lateral da estacão |
Estação Júlio prestes localizada na cidade de São Paulo no distrito de Santa Cecilia , foi construída em originalmente em 1872 pela Companhia Estrada de Ferro Sorocabana para fins de transporte de carga chamava estação São Paulo, com o crescimento da demanda a empresa decidiu construir uma estação maior em 1925 foi iniciada as obras da então atual estação como conhecemos hoje demorando 13 anos para ser concluída.
|
plataforma de embarque |
Foi projetada pelos arquitetos Cristiano Stockler das Neves
e Samuel das Neves, Sua estrutura possui 25 mil m², a atual construção
foi inspirada nos terminais nova-iorquinos Grand Central e Pennsylvania, nos
Estados Unidos e possuía um jardim 960 metros quadrados no estilo francês clássico.
|
Vista noturna da estação |
|
Relógio
da Estação |
No
ano de sua conclusão em 1938 a cidade já possuía um forte transporte via ônibus deixando
de lado transportes mais lentos como bondes e os próprios trens que costumavam
ser lentos na época com isso a estação caiu em desuso ficando abandonada ate os anos 90, quando Mario
Covas Governador do Estado de São Paulo
na época a pedido do regente da orquestra sinfônica de São Paulo John
Neschling, decidiram reformar a estação transformando o antigo jardim numa sala
de concertos, a atual Sala São Paulo,
nos dias de hoje as linhas férreas são usadas pelo CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) integrando a Linha 8 Diamante
da CPTM, além de abrigar a sede da Secretaria
de Estado da Cultura de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário