sexta-feira, 24 de março de 2017

Paróquia Nossa Senhora da Consolação

A Paróquia Nossa Senhora da Consolação e São João Batista, ou simplesmente Igreja da Consolação, é uma igreja católica localizada na Rua da Consolação, no centro da cidade brasileira de São Paulo, no estado de São Paulo.
A igreja foi fundada em 1798, inaugurada em 1801, reformada em  1840  no início do século XX decidiu-se pela sua reedificação, no contexto da modernização das igrejas coloniais vigente na São Paulo da época. Numa carta de agosto de 1909, o arcebispo D. Duarte Leopoldo e Silva concedia ao vigário da paróquia da Consolação faculdade para mandar demolir a atual igreja matriz da paróquia a fim de que no mesmo lugar se possa erigir uma nova matriz que possa corresponder aos belos edifícios que ora existem nesta capital
O terreno para a nova matriz, localizado ao lado da antiga igreja, pertencia a Dona Veridiana Prado e foi comprado por 40 contos de réis. Tinha 35 metros de frente por 32 metros de fundos, e os lados mediam 42 e 50 metros, o projeto da nova igreja é de autoria do arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, professor da Escola Politécnica de São Paulo, a primeira pedra foi lançada em novembro de 1909. a Igreja está atualmente em restauração de seu patrimônio artístico são realizadas missas todos os dias Segunda à sexta-feira.
Igreja nos anos 40
Foto atual da Paroquia 


terça-feira, 21 de março de 2017

Idoc Memórias - Santo Amaro (Zona Sul de SP)

Largo 13 em 1920
Vista Aérea largo 13 em 1920
Largo 13 em 1920
Largo do socorro em 1936
Santa Casa de Sto. Amaro em 1936
Estatua Borga Gato em 1963

domingo, 19 de março de 2017

Teatro Municipal de São Paulo


Teatro em 1920
O Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros do Brasil e um dos cartões postais da cidade de São Paulo, localizado no centro da cidade, na Praça Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1911 para atender ao desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grandes centros culturais.

Entrada do Teatro
 Seu estilo arquitetônico é semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo e foi inspirado na Ópera de Paris, o edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado desde 1981 quando foi tombado pelo Condephaat. Além de sua importância arquitetônica, o teatro também possui notabilidade histórica, pois foi palco da Semana de Arte Moderna, o marco inicial do Modernismo no Brasil. As obras de restauração finalizadas em 2011 modernizaram o edifício do teatro e o palco foi equipado com modernos mecanismos cênicos, a estrutura física do teatro tem capacidade para atender 1523 pessoas.

Acentos do publico
Vista aérea noturna






terça-feira, 14 de março de 2017

Idoc Memórias - Vale do Anhangabaú

Vale Anhangabaú 1897
Vale Anhangabaú 1907
Vale Anhangabaú 1940
Vale Anhangabaú 1960
Vale Anhangabaú enchente
Vale Anhangabaú 1992

sexta-feira, 10 de março de 2017

Viaduto do chá

Antigo Viaduto demolido emn1938
O Viaduto do Chá é o primeiro viaduto da cidade, localizado no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo. Foi idealizado pelo francês Jules Martins em 1877, mas só foi inaugurado em 6 de novembro de 1892. Inicialmente sua construção foi projetada com armações metálicas, que cederam com o uso, até que a antiga estrutura foi substituída por vigas de concreto presentes ainda hoje.

Atualmente o viaduto é usado como passarela para carros e pedestres, sendo referência da Zona Central da cidade, além de uma região de intenso trânsito de pessoas, o Viaduto do Chá costuma servir de plano de fundo para entrevistas e enquetes de programas de televisão.
Vista aérea do viaduto do Chá
Atual estrutura do viaduto



terça-feira, 7 de março de 2017

Idoc Memórias -Santa Ifigênia

Igreja Santa Ifigênia 
Esquina Cásper libero com santa ifigênia
Vista aérea viaduto Sta Ifigênia
Rua Santa ifigenia

sexta-feira, 3 de março de 2017

Catedral da Sé

Catedral em obras
Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé é a catedral da Arquidiocese de São Paulo, localiza-se na Praça da Sé, na Zona Central do município de São Paulo. A história da catedral de São Paulo começa em 1589 quando se decidiu que uma igreja principal seria construída na pequena vila de São Paulo de Piratininga esta igreja, situada onde está hoje o Monumento a Anchieta, foi terminada em torno de 1616, transformou-se em sede de diocese em 1745, e a partir dessa data, a antiga igreja foi demolida e substituída por uma nova, construída em estilo barroco, terminada em torno de 1764, esta modesta igreja seria a catedral de São Paulo até 1911 quando foi demolida para a construção da atual.
A catedral é a maior igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula, tem capacidade para abrigar 8.000 pessoas no seu acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore, sua cripta localiza-se debaixo do altar principal e é um vasto salão suportado por várias colunas e arcos de perfil gótico onde esta sepultado bispos e arcebispos de São Paulo e vários personagens importantes da história do Brasil entre estes, encontram-se o índio Tibiriçá e o cacique Guaianás, que tiveram papel importante na fundação de São Paulo.

Vista da praça da sé