sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Viaduto Santa Ifigênia

inicio da obra
Um dos pontos turísticos da cidade de São Paulo o Viaduto da Santa Ifigênia e amplamente conhecido sendo facilmente encontrado em fotos e cartões postais da cidade.
Teve sua estrutura projetada pelo arquiteto Giulio Micheli  e pelos engenheiros Giuseppe Chiapori e Mário Tibiriçá, pensado para ajudar na mobilidade da cidade  iniciou  em 1910 sua montagem sendo concluída em 1913 e tendo sua inauguração em 26 de Julho de 1913 pelo prefeito na época Raymundo Duprat.
ponte vista do vale do Anhangabaú
Sua extensão tem 225m ligando o Lgo.São Bento a Igreja da Santa Ifigênia,e sua estrutura foi totalmente feita na Bélgica chegando à cidade pelo porto de santos e pela estrada de ferro São Paulo Railway,sua estrutura metálica pesa cerca de mil e cem toneladas foi montada pela empresa Lidgerwood Manufacturing Company Limited.
Atualmente  seu uso é exclusivo para pedestres, infelizmente apesar de ser tombado como patrimônio histórico da cidade ele vem sofrendo constantes ataques de depredações e pichações necessitando de reaparos.

vista dos pedestres


sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Centro Empresarial de São Paulo (Cenesp)

Nos anos 70 o grupo Bungey Born situado no Brasil desde 1905 decidiu construir uma sede para centralizar suas atividades empresariais, chamaram então o arquiteto João Henrique Rocha para realizar o projeto e assim o fez trazendo um projeto inovador para a época com tecnologia vista somente em países como Canadá Alemanha e Japão.
Suas obras iniciaram se em 1973, com  250 mil metros quadrados em 23 hectares, são 7 torres cada edifício tem sete elevadores, três escadas com portas corta-fogo , Entre cada andar existe um "interandar", com dois metros de altura, por onde passam fios, tubos e dutos necessários para a infraestrutura de cada edifício, de onde é possível fazer a manutenção sem interromper o expediente de cada empresa seu investimento total estimava na época em 12 milhões de dólares, sua inauguração oficial ocorreu em 15 de abril de 1977 com 5 blocos prontos.
Atualmente o condomínio é administrado pelo grupo Panamby Empreendimentos e Participações Ltda, onde trabalham para manter o padrão de escritórios inteligentes, hoje o conjunto conta com mais de 60 empresas situadas no local onde também encontra se um shopping Center com diversos serviços como lojas e agencias bancarias oferecidos para os seus usuários.



sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Edifício Banespa

Edifício Altino Arantes (também conhecido como Edifício Banespa ou Banespão) é um dos prédios mais emblemáticos da Capital Paulista, sendo o terceiro arranha-céu mais alto da Cidade e o sétimo mais alto do Brasil. Construído a partir de 1939, pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros, para sediar o então Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e, inaugurado em 1947 também por Ademar de Barros quando este era governador de São Paulo.
Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova IorqueEstados Unidos, com 161,22 metros de altura, seus 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas, em 1948 foi considerado nos anos 40 a maior construção de concreto armado do mundo por uma revista francesa, contrariando os padrões da época, pois os demais prédios eram construções de estrutura metálica ou mistas de metal e concreto.
O nome foi uma homenagem ao paulista, jurista e político, Altino Arantes, o primeiro presidente da instituição financeira BANESPA. Arantes deixou um legado sem presidentes na historia de São Paulo tanto no desenvolvimento histórico como na economia da Cidade. O edifício também sediou por muitos anos a instituição financeira estatal, o que possibilitou a sua visibilidade como centro de referencia nas operações financeiras do Estado.
A vista monumental deste edifício por sim só o torna cenário de cartão postal da Cidade, mas é pelo alto do mirante é possível ter a visão de um raio de 360º graus e que atinge a vista de cerca 40 de quilômetros de distancia, de onde é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do Centro da Cidade.
Atualmente o mirante é de propriedade do Grupo Santander Brasil S.A, a qual vem fazendo obras de melhorias no edifício. Infelizmente em virtude destas obras, a visitação do publico tornaram-se suspensa (temporariamente). A Cidade de São Paulo, teve e soube reconhecer os personagens que influenciaram o crescimento e sua expansão. O edifício Banespa foi um desses reconhecimentos.